São Paulo terá versão da Times Square no centro a partir de junho com painéis luminosos e intervenções culturais

Boulevard São João começa a ser construído em março e deve receber painéis luminosos e intervenções culturais.

A Prefeitura de São Paulo anunciou o início de um ambicioso projeto que pretende transformar o cruzamento das avenidas São João e Ipiranga, no bairro da República, em uma versão paulistana da famosa Times Square de Nova Iorque. As obras estão programadas para começar em 15 de março, com previsão de conclusão em até quatro meses, o que permitiria a inauguração ainda no primeiro semestre deste ano.

O espaço, batizado de Boulevard São João, será composto inicialmente por quatro painéis luminosos que exibirão vídeos e intervenções artísticas. Além disso, serão implementadas projeções em prédios tombados pelo Patrimônio Público, que não podem sofrer modificações estruturais. A iniciativa faz parte do plano de revitalização do centro da capital paulista promovido pela gestão do prefeito Ricardo Nunes.

Cronograma e objetivos



A administração municipal estabeleceu como meta ter o projeto concluído antes da Copa do Mundo, que começa em junho, com o objetivo de transformar o local em palco para ativações relacionadas ao evento esportivo. Este ano, o torneio será realizado na América do Norte, com os Estados Unidos sediando parte dos jogos.

A Times Square original, localizada em Nova Iorque, é reconhecida mundialmente por seus centenas de painéis de LED que abrigam propagandas de grandes corporações, muitas delas listadas nas bolsas de valores norte-americanas. O local atrai milhões de visitantes anualmente, tornando-se um dos pontos turísticos mais fotografados do planeta.

Adaptação à Lei Cidade Limpa



O projeto do boulevard vem sendo discutido desde o ano passado, exigindo ajustes para se adequar à Lei Cidade Limpa, que restringe a instalação de outdoors e anúncios publicitários. Esta legislação conferiu à cidade de São Paulo o status de uma das menos poluídas visualmente no mundo.

Um projeto de lei específico regulamentou a publicidade como forma de gerar receitas para o município, abrindo caminho para a criação da "Times Square Paulistana". A nova legislação estabelece que a instalação de painéis luminosos pode ser permitida desde que não comprometa mais de 30% da visibilidade de bens culturais tombados.

"Não quero rever a Lei Cidade Limpa, mas criar um centro de publicidade, algo que se tornou popularmente conhecido como 'Times Square'. Seria uma 'Times Square' paulistana. Para isso, é preciso uma pequena alteração para delimitar essa área especial composta exclusivamente por painéis de LED", explicou o vereador Rubens Nunes (União), autor do projeto legislativo.

Controvérsias e críticas



Entidades da sociedade civil manifestaram oposição ao projeto, argumentando que, disfarçado de modernização, ele pode abrir caminho para o retorno da poluição visual na cidade. Os críticos também pedem maior fiscalização por parte da prefeitura para garantir o cumprimento da legislação existente.

"Trata-se de uma ameaça não apenas à estética urbana, mas também à identidade, à memória e ao bem-estar da população", afirma um abaixo-assinado contrário à iniciativa. "Afirmamos nosso compromisso com a preservação de todos os fundamentos, princípios e objetivos que orientaram a criação da Lei Cidade Limpa, em defesa da beleza, da ordem urbana e do bem-estar coletivo de São Paulo".

Fonte: Investidor 10
São Paulo terá versão da Times Square no centro a partir de junho com painéis luminosos e intervenções culturais São Paulo terá versão da Times Square no centro a partir de junho com painéis luminosos e intervenções culturais Reviewed by Aloha Downloads on fevereiro 02, 2026 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD