Governo dos EUA entra em novo shutdown após impasse orçamentário no Congresso

Na madrugada deste sábado (31), os Estados Unidos enfrentaram mais uma paralisação de serviços públicos federais, conhecida como shutdown. Diferentemente do episódio anterior, que se tornou o mais longo da história americana, a expectativa é que a atual interrupção tenha duração mais curta.
O impasse ocorreu quando o prazo para aprovação do orçamento anual foi ultrapassado sem consenso entre o governo federal e o Congresso Nacional. Com a falta de autorização orçamentária, a administração pública fica impedida de manter serviços essenciais e realizar pagamentos a funcionários federais.
Orçamento do Departamento de Segurança Interna
A atual crise tem origem na resistência do Congresso em aprovar a proposta orçamentária do presidente Donald Trump para o Departamento de Segurança Interna (DHS). A situação se agravou após uma série de protestos relacionados à morte de manifestantes durante operações do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE).
Com a Câmara dos Representantes em recesso, uma nova votação está agendada para a próxima segunda-feira (2), quando se espera que democratas e republicanos cheguem a um acordo para encerrar a paralisação.
Histórico de shutdowns nos EUA
O episódio mais recente de paralisação governamental ocorreu entre outubro e novembro do ano passado, quando os serviços públicos ficaram suspensos por aproximadamente um mês e meio. Na ocasião, estimativas de consultorias especializadas apontaram prejuízos aos cofres públicos na ordem de US$ 15 bilhões.
O fato de o shutdown ter ocorrido mesmo com os republicanos mantendo maioria em ambas as casas legislativas revela as dificuldades de Trump em estabelecer diálogo produtivo mesmo com membros de seu próprio partido.
Contexto dos protestos
Os protestos que antecederam o impasse orçamentário foram motivados pela morte de dois cidadãos durante operações do ICE em Minneapolis, no último dia 13 de janeiro. Segundo informações do Departamento de Segurança Interna, o enfermeiro Alex Pretti foi morto a tiros por agentes após ser detido por dirigir insultos verbais aos policiais.
Durante o protesto contra políticas anti-imigração do governo Trump, Pretti portava uma arma na cintura. Ao avistarem o dispositivo, os agentes efetuaram aproximadamente dez disparos, resultando em sua morte.
Fonte: Investidor 10
Governo dos EUA entra em novo shutdown após impasse orçamentário no Congresso
Reviewed by Aloha Downloads
on
janeiro 31, 2026
Rating:
Post a Comment